sábado, 24 de março de 2012

Caminhada rumo a Canaã

Calebe sempre foi um personagem bíblico que me impressiona muito, pois ele era um homem otimista, corajoso e fiel a Deus. Acho que por conta disso todos gostavam de ficar perto dele.
            Antes do povo de Israel ficar andando pelo deserto durante 40 anos, ele teve a oportunidade de tomar posse de Canaã e não o fizeram porque a maioria dos espias enviados para verificarem as condições da terra prometida ficou com medo e orientou o povo a não se arriscar embora aquele fosse o plano de Deus. Foi por isso que o povo teve que andar no deserto por mais 40 anos. Apenas Calebe e seu amigo Josué permaneceram firmes nas promessas de Deus e acreditaram que era possível possuir Canaã.
            Ao ler Josué 14:6-15, fico impressionado em ver que depois da longa jornada pelo deserto e da posse de Canaã, o mesmo ânimo, força e atitude que Calebe tinha quando jovem, ele ainda apresentava com 85 anos de idade, tanto que, ao escolher o pedaço de terra que iria pertencer a sua família ele não preferiu o mais fácil e sendo aquele espaço ainda habitado por cananeus se dispôs a lutar por ele. De fato ele é um grande exemplo de coragem e de confiança em Deus.
            Em contra partida, quando lemos o capítulo 17 de Josué vemos uma situação um pouco contrária. É o momento em que Josué está decidindo junto a meia tribo de Manassés qual seria o pedaço de terra que eles teriam como herança. Eles alegaram que a herança deles era pouca para o tamanho do seu povo e por conta disso Josué ofereceu-lhes outro local, só tinha um detalhe, esta montanha oferecida como terra para eles, assim como a terra de Calebe, ainda pertencia a alguns cananeus. Diferentemente de Calebe esta tribo exclamou: “A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel”. (Josué 17:16)
            Incrível como frequentemente nós tendemos a tomar a mesma atitude da tribo de Manassés de preferir sempre mais, mas principalmente de preferir o mais fácil. Em nenhum momento eles lembraram que Deus havia prometido toda a Canaã para o seu povo e, portanto, Ele seria fiel e lhes concederia a terra, eles tinham apenas que fazer a parte deles.
            Na caminhada rumo a Canaã celestial nós encontramos muitos obstáculos, e apesar do fato de que caminhar ao encontro de Jesus seja prazeroso, essa caminhada de vez em quando se faz árdua. Por quantas vezes nos sentimos incapazes e fracos para completá-la? Mas é nessas horas que devemos nos lembrar de que Deus nos prometeu esta terra e que Ele não falha, logo, um dia iremos habitar nela. Às vezes é necessário que guerreemos contra alguns gigantes, destruamos alguns carros de ferro e derrubemos algumas árvores para abrir caminho, mas tudo valerá a pena, pois no final ganharemos uma recompensa. Recompensa dada apenas para aqueles que acreditarem nas promessas de Deus e forem fiéis a elas, e além de tudo lutarem por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário