terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cristianismo Prático

Em todas as épocas da história ouvimos falar sobre orgias, irreverências e bagunças realizadas por determinado grupo de pessoas, mas podemos ouvir também sobre outro grupo, que ao contrário do primeiro, busca ser cada vez mais cristão. São chamados de cristãos porque possuem fé em Cristo e como conseqüência vem tornando essa fé cada vez mais prática.
            Na Bíblia encontramos diversos exemplos de como tornar a nossa fé prática, mas há duas mulheres em especial que me impressionam muito. A primeira delas é a mulher samaritana que teve o privilégio de beber da água da vida oferecida pelo próprio Cristo. Ela era tida como uma mulher imoral, pois tivera muitos maridos e amantes, enfim, vivera totalmente contra os princípios divinos. Infelizmente esse tipo de atitude tem se tornado muito comum em nossos dias e é por isso que não nos impressionamos mais, mas há algo nessa mulher que com certeza deveríamos imitar.
            Jesus, mostrando ser contra o preconceito, aproximou-se dessa mulher que além de imoral era samaritana a fim de lhe dar o melhor presente de todos, a água da vida. A mulher, que mal sabia com quem estava falando, creu Nele e imediatamente saiu para testemunhar sobre o único Deus que é capaz de transformar uma pessoa imoral em uma pessoa direita e ainda lhe conceder a vida eterna. A mulher samaritana mostrou-se uma eficiente missionária e foi a primeira pessoa a pregar o evangelho em Samaria. Através dela todo um povo encontrou a água da vida.
            “Essa mulher representa a operação de uma fé prática em Cristo. Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário. Assim que vem conhecer o Salvador, deseja por os outros em contato com Ele. A santificadora verdade não pode ficar encerrada em seu coração. Aquele que bebe da água viva torna-se uma fonte de vida. O recipiente vem a ser um doador.” (A Ciência do Bom Viver – pag. 31)
            Além de pregarmos o evangelho, também devemos ajudar os necessitados e assim poderemos dizer que vivemos um cristianismo prático por completo. Diante disso, o melhor exemplo para nós agora é Dorcas, uma mulher que nos mostra que ter fé em Cristo é sinônimo de ajudar o próximo. Ela entregou-se a Jesus por completo e além de se sentir abençoada com sua decisão, também se permitiu ser uma benção para os necessitados.
             Em Mateus 25, lemos uma linda promessa de Deus. Se nós dermos comida ao faminto, bebida ao sedento, hospedagem ao forasteiro, roupa ao que está nu, remédio para o doente, dentre outras coisas, nós poderemos entrar no reino de Deus que já está pronto desde a fundação do mundo.
            “Cristo confia a Seus seguidores uma obra individual – uma obra que não pode ser feita por procuração. O serviço aos pobres e enfermos, o anunciar o evangelho aos perdidos, não deve ser deixado para comissões ou para a caridade organizada. Responsabilidade individual, individual esforço e sacrifício pessoal são exigências evangélicas.” (A Ciência do Bom Viver – pag. 51)

2 comentários:

  1. Excelente comentário ! Se pudéssemos fazer uma "salada" com as iniciativas destas duas mulheres, entenderíamos melhor o que significa ser cristão. Aceitar e agir ! Parabéns =P

    ResponderExcluir
  2. Belle, que linda postagem! De fato, um cristianismo prático é aquele que imita Jesus, não só pelas atitudes mas nos sentimentos de amor ao próximo..seja ele quem for ,tenha ele feito qualquer coisa..
    Bjs lindona

    ResponderExcluir