sábado, 17 de setembro de 2011

Jovens Cristãos

Quando o assunto é Jovem cristão, imediatamente lembro-me de José e de sua fidelidade a Deus, mas para variar um pouco, resolvi meditar em mais outros exemplos bíblicos. Depois de folhear algumas páginas da Bíblia, contemplei a história de Daniel que venho ouvindo desde pequena, mas que apenas agora eu a admirei da forma que ela merece.
Conta a história que Daniel e três amigos foram levados cativos para uma terra distante e pagã. Por serem de boa aparência, estudantes e de “sangue azul” eles não se tornariam escravos, mas seriam treinados para serem sábios que servissem aquele reino.
Sem conhecimento algum sobre os princípios cristãos de saúde, e achando que estava oferecendo o melhor para aqueles jovens, o rei servia-lhes as finas iguarias de seu reino e o seu próprio vinho, mas diz a Bíblia que “Resolveu Daniel [e seus amigos], firmemente, não contaminar-se com as iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia.” (Dn. 1:8) Mesmo temeroso quanto a um possível castigo do rei, o responsável por aqueles jovens permitiu que eles fizessem um teste de comerem apenas legumes e água por uma semana, caso eles não ficassem saudáveis ao final deste prazo eles teriam que retornar a dieta real.
O final da história é lógico. Daniel e seus amigos não só ficaram saudáveis como se destacaram dentre todos os jovens que estavam sendo treinados para as mesmas funções que eles. “No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.” (Dn. 1:15)
Em outro versículo deste mesmo capítulo vemos que a saúde, a inteligência e a sabedoria destes jovens tiveram uma única fonte, Deus. Eles se mostraram jovens cristãos verdadeiros, e não apenas circunstanciais. Por terem sido fiéis até mesmo no pouco, recusando uma dieta reprovada por Deus, eles foram imensamente recompensados por Ele. E quando é Deus quem nos recompensa podemos multiplicar as bençãos recebidas por 10. (Dn. 1:16 e 20)
“Pelo exemplo de Daniel e seus companheiros em Babilônia, vemos ser impossível atingir a norma que o Senhor quer que Seus filhos alcancem, praticando uma fácil e acomodatícia religião que deixa fora os princípios, e é regida pelas circunstâncias. Os jovens que querem servir ao Deus do Céu, não podem se entregar as diversões mundanas, comer iguarias enervantes, ou beber bebida forte, por estas coisas lhes serem postas adiantes pelos ricos e honrados do mundo, a quem temem ofender como uma recusa a seus favores. Talvez pensem que foram especialmente honrados, e que a cortesia requer que aceitem os favores que lhes são oferecidos; a lealdade a Deus, porém, deve ter precedência, e temer ofender ao Senhor do Céu é que deve reger o cristão. O rei da Babilônia pensava estar concedendo grandes valores a Daniel, e as seus companheiros; porém eles respeitavam mais os mandamentos de Deus do que os favores do rei. ...Deus honrou a Daniel, e honrará todo jovem que seguir a orientação tomada por ele e honrara a Deus. (The Youth’s Instructor, 25 de outubro de 1894)


FELIZ DIA DO JOVEM ADVENTISTA!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário