sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Com que roupa eu vou?

Embora eu me considere uma mulher prática na hora de me vestir já perdi as contas de quantas vezes tive dúvidas do que usar. Sempre que isso acontece costumo perguntar a minha mãe e a minha irmã o que elas usariam se fossem eu e de vez em quando isso dá certo, já em outras vezes pode causar maior estresse.
Diante de tantas opções realmente tem-se tornado cada vez mais difícil escolher o que vestir, mas eu como mulher cristã deveria me preocupar com apenas uma coisa. Será que o que eu vou vestir agrada a Deus? Será que eu estou sendo modesta conforme a Bíblia nos ensina?
Lendo o livro A Ciência do Bom Viver, pude encontrar algumas regrinhas que deveriam ser seguidas por todas as mulheres que querem ser belas não apenas diante dos olhos das pessoas, mas também diante dos olhos de Deus. São elas:
1.    Nosso vestuário não deve ser dispendioso. – O dinheiro é um presente de Deus e não nos convém gastá-lo apenas na satisfação do nosso orgulho e da nossa ambição. Há muitas pessoas que não tem dinheiro para comprar o que comer e muito menos o que vestir, enquanto outras pessoas gastam exageradamente com coisas fúteis. “No professo mundo cristão gasta-se com jóias e vestidos desnecessariamente caros o que seria suficiente para alimentar todos os famintos e vestir todos os nus. A moda e a ostentação absorvem os meios que poderiam confortar os pobres e sofredores.” (CBV – pag. 118)
2.    O vestuário deve ser escolhido mais com vistas a durabilidade do que a aparência. – Nossas roupas devem ser de boa qualidade e adequadas ao uso, devem também proporcionar agasalho e a devida proteção. Quando visamos a qualidade e a durabilidade de nossas roupas, evitamos que venhamos a gastar mais dinheiro em um curto espaço de tempo de forma desnecessária.
3.    Nossas roupas devem ser saudáveis. – Acima de tudo, Deus quer que nós tenhamos saúde de corpo e de alma, as quais podem ser promovidas pelo vestuário saudável. Por vezes encontramos pessoas que preferem se vestir visando apenas a beleza esquecendo-se do conforto. O desconforto também pode ser um agente prejudicial a nossa saúde. Não vale a pena vestirmos roupas ou calçarmos sapatos que prejudiquem a circulação sangüínea em nosso corpo assim como não vale a pena nos vestirmos de maneira muito sensual, pois esses costumes poderão nos trazer males irreversíveis e prejuízos a nossa saúde.
4.    As roupas devem possuir graça, beleza, conveniência e simplicidade natural. – Uma das características do povo de Deus é justamente a sua beleza natural, beleza proveniente de uma vida guiada pelos princípios divinos. Quando seguimos estes princípios nos sobra pouco para fazermos. “Cristo nos advertiu contra o orgulho da vida, mas não contra a sua graça e beleza naturais. Apontou as flores do campo, aos lírios desabrochando em sua beleza, e disse: “Nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles” (Mt 6:29). Assim, pelas coisas da natureza, Cristo ilustra a beleza apreciada pelo céu, a graça modesta, a simplicidade, a pureza, a propriedade que Lhe tornariam agradável nossa maneira de vestir.” (CBV – pag. 119) Não devemos nos vestir apenas de forma bela, devemos visar também a praticidade e a conveniência de estarmos vestidos conforme o evento e o local em que formos estar. Devemos ter em vista também a simplicidade, pois como dizem muitos estilistas renomados “ser simples é ser elegante!”
5.    Fazer mudanças no vestuário só por amor da moda não é aprovado na palavra de Deus. – Perseguir as mudanças da moda nos prejudica ao esbanjar o nosso precioso tempo e o dinheiro além de prejudicar também ao nosso irmão mais simples que por não ter como acompanhar a moda sente-se humilhado. Por causa da moda, lares vêm sendo destruídos sem que seus membros percebam, pois os pais tem dedicado todo o seu tempo para trabalhar afim de ganhar dinheiro para custear os seus luxos e os de sua família; as mães tem devotado a moda o precioso tempo que deveria ser para o seu relacionamento com os filhos e para ensiná-los sobre Jesus; e os filhos, por sua vez, tem aprendido desde cedo a se apegar a coisas frívolas e assim esquecem-se de Deus, Aquele que deveria ter sempre a primazia em nossos pensamentos.
Quando formos nos vestir devemos escolher roupas que mantenham a nossa beleza natural, nossa alegria, paz de espírito, moralidade e a modéstia cristã. Devemos ser simples e honestos em tudo o que fizermos, inclusive na forma de nos vestirmos. Deus quer que continuemos belas, mas que sejamos belas principalmente diante Dele. O vestuário que escolho hoje pode me ajudar na conquista de um vestuário eterno que são as vestes brancas, as vestes da justiça. E então? Que roupa você vai usar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário