quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ainda Existem Vantagens no Casamento

Estou em uma faze de minha vida em que estou presenciando casamentos de vários amigos meus. Parece que todo mundo resolveu casar por agora e somente neste ano já contei 10 casamentos para os quais eu recebi convite. E como uma boa mulher romântica, quando possível, gosto de estar em todos, logo, haja tempo, dinheiro e disposição. rs...  Acontece que estes acontecimentos me fizeram pensar um pouco mais sobre o casamento, não pensando e sonhando com o meu grande dia, mas sim no propósito de Deus para este relacionamento.
Fiz uma pesquisa rápida na Bíblia sobre este assunto e fiquei satisfeita com tudo o que eu li. Em Psicologia, aprendemos que nós seres humanos somos seres sociáveis, ou seja, dependemos e precisamos ter relacionamentos inter-pessoais pois só assim iremos nos desenvolver e saciar muitas de nossas necessidades. O próprio Deus confirmou isso quando disse “Não é bom que o homem esteja só.” (Gn. 2:18)
Infelizmente, com a entrada do pecado no mundo, o princípio do casamento criado por Deus para nos fazer felizes vem sendo deturpado e até mesmo ignorado. As pessoas estão procurando outras formas de encontrar felicidade em seus relacionamentos que não são nem um pouco parecidas com o propósito de Deus para nossas vidas. O tempo vai passando e o pecado faz com que nos esqueçamos até mesmo das vantagens que um casamento pode proporcionar quando realizado segundo a vontade de Deus.
Para mim o maior benefício está no que a unidade entre marido e mulher pode proporcionar. Primeiramente devemos entender que o casamento envolve renúncias. Homem e mulher devem estar dispostos a abandonar tudo o que pertence a antigos compromissos e estilos de vida com objetivos individuais para só então casarem-se. Após unirem os seus objetivos em um só e decidirem caminhar sempre juntos, eles mesmos perceberão que juntos eles serão muito melhores do que sozinhos, pois “melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão.” (Ec. 4:9-12)
Ao ler a Bíblia, aprendi que o casamento é um milagre de três faces. Ele é um milagre biológico, pois a partir dele duas pessoas se tornarão uma só carne; é um milagre social, onde não há só a união de duas pessoas diferentes, mas também de duas famílias e contextos sociais; e por fim é um milagre espiritual, pois a união de um casal em matrimônio é algo tão nobre e divino que foi escolhida por Deus para ilustrar o Seu relacionamento com a Igreja.  
Se você se encontra na mesma faze em que eu estou em que seus amigos estão todos casando, na se desespere! Antes de tomar esse grande passo em sua vida tenha certeza de que você está casando por amor e segundo a vontade de Deus. Lembre-se e reflita que a felicidade só virá após a renúncia do próprio eu, que “a união faz a força” e que o casamento é a proposta de relacionamento mais linda que Deus poderia nos dar. Nenhuma relação humana é superada pelo laço entre marido e mulher, quando estes buscam colocar a Deus no centro de suas vidas e de seu casamento, pois “o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” (Ec. 4:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário