domingo, 9 de outubro de 2011

Deus de Aliança

A semana que antecedia um projeto missionário que eu estava ajudando a coordenar foi extremamente corrida. Não parava de andar de um departamento para o outro dentro do IAENE em busca das resoluções dos últimos preparativos. Mesmo em meio a tanta correria pude sentir paz por alguns minutos enquanto caminhava clamando a ajuda de Deus e agradecendo porque até ali Ele havia nos guiado. Neste mesmo instante eu olhei para o céu e me deparei com um dos arco-íris mais lindos que eu já vi, ele possuía todas as cores e estava bem visível em um céu azul e cheio de nuvens branquinhas. Imediatamente me lembrei que o meu Deus é um deus de alianças e honesto em cumpri-las.
Existem várias citações bíblicas que nos apresentam alianças feitas por Deus com os seus filhos. Logo no Éden encontramos a aliança de Deus com Adão e Eva feita através do símbolo da árvore da vida. Infelizmente eles descumpriram com a parte deles na aliança ao comerem do fruto daquela árvore, e como toda aliança divina implica em bênçãos como conseqüência da obediência a Deus e em maldição para a desobediência a Deus, Adão e Eva tiveram que colher os amargos frutos provenientes de sua escolha.
No entanto, Deus é misericordioso e por mais que venhamos romper com a nossa parte na aliança Ele imediatamente providencia uma solução. No caso de Adão e Eva a solução foi o plano da redenção que consistia na vinda do Filho do Homem a esta terra de pecado para dar a sua vida em prol da salvação de todos os pecadores. Essa aliança foi incondicional, ou seja, independente do ser humano cumprir ou não a vontade de Deus, mesmo assim Jesus Cristo viria e morreria por cada um de nós. Com isso entendemos que a salvação é para todos e apenas aqueles que não crerem em Jesus e não aceitarem a salvação dada por Ele irão colher conseqüências ruins.
A aliança que Deus fez com Noé após o dilúvio também foi incondicional, pois Deus sabia que o a raça humana continuaria tendo um coração egoísta mesmo após o dilúvio, mas mesmo assim Deus prometeu que jamais destruiria a terra novamente e assim como na criação do mundo recriou tudo novamente a partir do caos.
Nos momentos em que você estiver passando por tribulações e verdadeiros “dilúvios” de problemas “entregue o teu caminho ao Senhor, confie nEle e o mais Ele fará” (Salmos 37:5)  e lembre-se que Deus renova as suas alianças de geração a geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário