sábado, 3 de março de 2012

Esforço humano + Poder de Deus

A cegueira era muito comum na época de Jesus, e suas causas eram várias: anomalias congênitas, infecção, lepra, catarata ou idade anaçada e os judeus associavam a cegueira, outras doenças e todos os tipos de sofrimentos ao pecado. No início do capítulo 9 do livro de João lemos a história de um cego de nascença e vemos como alguns judeus se aproveitaram da história para mais uma vez questionarem a Jesus. Ao perguntarem se a causa da cegueira daquele homem era o seu próprio pecado ou o pecado dos seus pais, Jesus respondeu a eles assim: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9:3)
Ao ler coisas como estas eu dou glórias a Deus, pois assim consigo entender que muitos dos meus sofrimentos serviram para a manifestação da glória de Deus e assim muitos O conheceram e creram Nele.
Porém, o que mais me chama atenção neste relato bíblico se encontra nos seguintes versículos. “Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé. Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:6-7) O que me impressiona nesses textos não é o milagre em si, até porque Deus faz milagres até hoje, basta apenas crermos. O que me impressionou foi o fato de Jesus ter passado lodo nos olhos do cego e tê-lo mandado lavar. Porque Jesus fez isto se o poder não vinha do lodo e muito menos do tanque de Siloé, e sim Dele? Com apenas uma palavrinha de Jesus o cego poderia enxergar mais do que qualquer outra pessoa, mas então porque Deus usou outro recurso e ainda “deu trabalho” para o cego?
A resposta é simples... Tanto quanto possível, Deus quer que façamos a nossa parte. Se Deus não nos estimulasse a fazermos a nossa parte, a operação de milagres nos encorajaria a preguiça.
Durante o tempo em que Jesus andou por este mundo algumas pessoas O seguiram apenas porque Ele os sustentava e não porque de fato O aceitavam. Muitos até hoje apenas se “convertem” para tentar garantir que Deus não os desampare no que diz respeito ao vestuário alimentação e outros benefícios. É por isso que Deus não nos dá tudo com tanta facilidade. Ele espera que não sejamos preguiçoso, que façamos a nossa parte, e no mais, Ele com certeza nos abençoará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário