segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Natanael. Um Exemplo de Cristão!

Durante determinado período, eu e meu namorado resolvemos estudar mais sobre o evangelho de João, mais especificamente sobre os sinais que ali são apresentados. Para que houvesse uma ordem em nosso estudo combinamos que de início nós iríamos nos deter ao prólogo (João 1:1-18) onde nos é apresentado o maravilhoso plano da redenção.
Acontece que, na maioria das vezes, eu sou extremamente impaciente e quis terminar o capítulo 1 na mesma hora. Passei pela parte do prólogo totalmente distraída e foi assim durante a leitura de boa parte do capítulo, até que eu cheguei no versículo 43 e “conheci” Natanael, um personagem sobre o qual eu já havia lido, mas nunca havia de fato prestado atenção em sua história e tirado tantas lições.
O chamado de Natanael para ser discípulo de Cristo ocorreu por intermédio de Filipe que percebendo a resistência de Natanael influenciou-o a comprovar com seus próprios olhos que Jesus era realmente o Messias sobre quem eles tanto estudavam e ansiosamente aguardavam. (João 1:45). Natanael teve importantes motivos que influenciaram a sua resistência inicial ao chamado, primeiro por conta da forte carga cultural que ele havia recebido em sua educação e esta o impedia de acreditar que de Nazaré pudesse sair algo de bom. Outro motivo era o fato dele ser um estudioso das escrituras, o que o impelia a acreditar apenas após a comprovação dos seus estudos.
Ao ver Natanael se aproximando Jesus disse ao seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (João 1:47), o que nos mostra que Cristo já o conhecia no mais íntimo do seu ser, conhecia inclusive o quão puro era o seu coração e quão sincera era a sua fé. No versículo seguinte Jesus comprova mais uma vez que já o conhecia ao dizer “Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.” (João 1:48). Em um rápido diálogo e mesmo trocando poucas palavras com Jesus, Natanael logo percebeu que Ele era o Messias e O aceitou como Salvador.
            Incrível como uma história tão pequena pode nos proporcionar enormes lições. Eu particularmente obtive lições para uma vida toda.
            Sem sombra de dúvidas Natanael faz parte do rol de personagens bíblicos que merecem ser imitados. Eu quero imitá-lo! Primeiramente quero ser como ele no que diz respeito ao estudo das escrituras sagradas. Ele era um conhecedor, inclusive, das profecias que apesar de hoje sabermos que elas se cumprem nós não nos dedicamos a aprendê-las e compreende-las. Devemos nos dedicar a estudar mais a Bíblia, pois o conhecimento da palavra de Deus é o que muitas vezes nos mostra quão perto estamos dEle e também o que aumenta a nossa fé.
            Quero imitar a Natanael também na aceitação que Ele teve do Messias. Ele foi capaz de ir contra uma cultura toda só para seguir a Jesus. Ele foi uma prova de que princípios são as únicas coisas imutáveis, o restante de nada vale se for contra o nosso relacionamento com o nosso Salvador. A partir do momento em que Natanael teve certeza de que Jesus era o Messias ele renunciou tudo para segui-lo.
            Agora o mais importante para mim é o fato de Natanael ser reconhecido por Jesus pelo tempo que ele passava debaixo da figueira. Sentar-se debaixo da figueira era um costume antigo dos israelitas, que faziam isso em seus momentos de meditação. Eles se afastavam de tudo que os desconcentrava para buscarem a Deus de forma mais íntima e perfeita. Jesus não só sabia disso como também mencionou na hora de seu encontro com Natanael, e eu quero que Ele faça o mesmo comigo.
Quero que Jesus se orgulhe por eu ser uma estudiosa da Bíblia e por nada me impedir de segui-lo. Quero também que ao encontrar-me com Jesus nas mansões celestiais Ele olhe nos meus olhos e diga “Essa é Isabelle, uma verdadeira cristã, em quem não há dolo! Eu te vi todas as vezes em que você me priorizou e me buscou com pureza e sinceridade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário